sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Tricot a meias - Um novo grupo!


Há já a algum tempo que ando a saborear esta ideia...criar um grupo de tricot mas um grupo diferente - que tenha projectos de artesanato urbano em conjunto em que o tricot seja o componente principal. Gostava que através de pequenas peças feitas individualmente construíssemos obras de conjunto como mantas ou quadros. Peças construidas através da colaboração de várias pessoas que não se conhecem mas que se juntam para um objectivo.
As peças realizadas podem ser oferecidas ou leiloadas para ajudar associações ou projectos em risco.Trata-se portanto de um projecto sem fins lucrativos, mas que pode eventualmente receber percentagem de lucros (no caso de leilões) para compra de materiais (utilizados no acabamento final).
Os projectos são lançados aqui não sendo naturalmente necessário participar em todos. Ideias para projectos são sempre bem vindas. Devem no entanto envolver o tricot ou o crochet e terem um fim solidário.
A participação pode ser activa (o que eu adorava) ou só contribuitiva. No primeiro caso não só se contribui com os elementos necessários para as obras como se opina e auxilia na montagem e decoração final. No segundo caso ideial para quem tem menos tempo mas quer participar na mesma, é só a entrega de elementos (quadrados ou rectângulos) para as obras. (ver morada no fim)


Aproveitando a época de Natal proponho como primeiro projecto a construção de mantinhas para bebés a serem doadas a Ajuda de Berço. Cada mantinha tem de ter 20 quadrados de 15 por 15 cm, assim no fim o tamanho será 60 x 75 cm. Gostava que conseguissemos fazer 5 mantinhas pelo que precisamos de 100 quadrados! Os quadrados serão depois montados sobre tecido polar (bem quentinho), recebendo ou não no fim elementos decorativos de feltro, tecido, crochet ou outros ( conforme a inspiração).
Como temas para as mantinhas lembrei-me de:

- o Natal (quadrados predominantemente vermelhos, brancos, castanhos, azuis, cinza, verdes)

- o Mar (quadrados predominantemente azuis e verdes)

- o Bosque (verdes, castanhos, amarelos, vermelhos, rosas, laranja)
- Ávozinha (todas as cores com fazia a ávozinha!)
O que é a Ajuda de Berço?
A Ajuda de Berço, fundada em 1998, acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono.
A Ajuda de Berço nasce da consciência de que toda a Vida pede amor.Uma consciência que se manifesta através do empenho na defesa da Vida e na tentativa, sempre débil, de viver na caridade que surge do amor por Cristo.Desde o inicío da Instituição que esta acolheu para sua padroeira Madre Teresa de Calcutá pela sua simplicidade, incansável dedicação ao mais desprotegidos e exemplar amor a Deus.Procura encontrar o sentido da vida, partilhando-a com os mais frágeis e procurando responder ás suas necessidades.
O objectivo da Ajuda de Berço é procurar responder com eficácia, segurança e afectividade à situação de desamparo em que se pode encontrar uma criança. Enquanto o fazem dão abrigo, colo e todos os cuidados necessários aos pequeninos que lhes são confiados.
Vamos tentar contribuir para esta associação com aquilo que gostamos e sabemos fazer!

Os encontros serão ao primeiro sábado de cada mês na loja "A outra Face da Lua"situada na Sé. O primeiro encontro é já no dia 2 de Dezembro as 15 horas! Devem trazer quadrados feitos para que possamos começar a delinear as mantinhas. O prazo final para entrega de quadrados é dia 16 de Dezembro ( encontro extra para compôr estas mantinhas com os últimos quadrados) pois precisamos de tempo para os unir e construir a manta. Queria também oferecer as mantinhas antes do dia de Natal.
Este projecto é extraordinário e terá de se desenvolver rapidamente visto que temos pouco tempo. Queria no entanto que ele tivesse continuidade e que todos os anos pudessemos oferecer mantinhas a associações.
Estão convidadas a participar!
Como este espaço não tem um café convido-vos a um lanche no local - chá e bolinhos! Claro que aceito participação também para o lanche!
Morada para o envio de quadrados:
Sónia Domingos - Travessa Senhora da Glória nº22, 3ºEsq 1170-357 Lisboa
Morada do local de encontro:
A outra face da Lua - Calçada do Correio Velho, nº 7 (Sé de Lisboa).
Fica junto ao largo da Igreja de Stº António.

Sem comentários: